Largada para os Jogos Equestres Mundiais

0
378

Faltando pouco mais de um ano para os Jogos Equestres Mundiais, realizado a cada quatro anos e que acontecerá na Normandia em 2014, amazonas e cavaleiros do Adestramento e do Paraequestres começam a disputa por vagas nas equipes que representarão o Brasil.

A primeira seletiva acontece de 17 a 19 de maio durante o International Riding & Dressage Meeting Coudelaria Ilha Verde 2013, em Araçoiaba da Serra, na região de Sorocaba, interior paulista. O CDI3* Ilha Verde tem chancela da Federação Equestre Internacional (FEI) e organização conjunta da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) e Federação Paulista de Hipismo (FPH).

 

Além do concurso de Adestramento Internacional, que também inclui atletas Young Riders e Juniores (CDI3*/CDI YR/JR) e do concurso Internacional Paraequestre (CPEDI2*), o Meeting Ilha Verde será palco de provas de Adestramento para Cavalos Novos (4, 5 e 6 anos), da II etapa da Copa ABPSL de Equitação de Trabalho por Equipe, do I Fórum Internacional de Adestramento, e do tradicional Leilão Internacional Luso-Brasileiro. Promovido pelo empresário e criador Victor Oliva, o Meeting Coudelaria Ilha Verde terá até quatro eventos integrados em um mesmo dia.

 

Fórum de adestramento

Gratuito e aberto a amazonas e cavaleiros de todas as modalidades, o I Fórum Internacional de Adestramento abre as atrações do Meeting Ilha Verde na quinta-feira, 16 de maio, quando a juíza olímpica Mariette Withages-Dieltjens ministra, às 17h30, palestra sobre a “História do Adestramento”. No final da tarde de sexta-feira, após competições, Lief Tornblad, também juiz olímpico e especializado na categoria Young Riders, ministrará palestra sobre “Julgando Cavalos Novos”.

 

Seletivas de adestramento paraesquestre

A busca por uma vaga nas equipes brasileiras de Adestramento e Paraequestre nos Jogos Equestres Mundiais da Normandia começam na na sexta, 17, a partir das 9h. Ao longo do dia, serão disputados os Concursos de Dressage Internacional (CDI3* e CDI YR/JR), o Concurso Internacional Paraequestre (CPEDI2*) e provas para Cavalos Novos (4, 5 e 6 anos).

No sábado 18, a partir das 8h, acontecem as disputas do CDI e do CPEDI2*. Às 13h, as atenções estarão voltadas para o XV Leilão Internacional Luso-Brasileiro. No domingo 19, voltam às pistas os competidores da série Cavalos Novos e os atletas das disputas internacionais de Adestramento e do Paraequestre em apresentações de Freestyle, a bela prova com coreografia livre e música que encerra a primeira seletiva.

 

 

Copa ABPSL de equitação de trabalho por equipe

Esporte introduzido no Brasil no início da década de 2000 pelo Puro Sangue Lusitano, a Equitação de Trabalho é uma invenção dos europeus e tem como objetivo demonstrar a lida diária dos cavalos no campo, em um simulacro de obstáculos e situações reais. Exige agilidade, entrosamento, equilíbrio entre cavaleiro e cavalo. A modalidade é praticada por cavalos de diferentes raças, por homens e mulheres sem distinção de idade.

O esporte é dividido em quatro etapas, três delas disputas individuais – Ensino (Adestramento), Maneabilidade e Velocidade –, e a quarta etapa, a prova de Condução da Vaca, obrigatória apenas na disputa por equipe. Em todas elas o cavaleiro precisa montar o mesmo cavalo.

No Meeting Ilha Verde, as disputas da Equitação de Trabalho são atrações nas noites de sexta-feira 17 (Ensino e Maneabilidade) e sábado 18 (Velocidade). Já a prova Condução da Vaca acontece no domingo 19, após o Freestyle dos CDIs e CPEDI2*.

No Meeting Ilha Verde só poderão participar cavalos Lusitanos, uma vez que se trata da II Etapa da Copa ABPSL de Equitação de Trabalho por Equipe, promovida pela Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL).

 

XV Leilão Internacional Luso-brasileiro

Instituído em 1997 por Victor Oliva, o Leilão Internacional Luso-Brasileiro se consolidou como o mais importante momento de venda do cavalo Puro Sangue Lusitano no Brasil. Virou referência mundial em comercialização da raça, e ano a ano atrai compradores de vários países. Pautado pela excelência dos animais ofertados, o leilão, em sua 15ª edição, estará disponibilizando para o mercado produtos selecionados por Victor Oliva e Manuel Tavares de Almeida Filho, da Coudelaria Rocas do Vouga, de Itu (SP).

Ao todo serão colocados à venda 30 lotes, além de coberturas de dois reprodutores que representam o cavalo contemporâneo herdeiro da genética milenar da raça considerada o cavalo de sela mais antigo do mundo ocidental.

Pelo palco vão passar de potros a reprodutores, e em especial animais já consagrados ou prontos para as pistas de Adestramento, Equitação de Trabalho, além de produtos adequados para quem está se iniciando no Salto. Três lotes são de animais já atrelados, que serão apresentados por Carolina Borja, presidente da Associação Brasileira de Atrelagem (Abrat) e diretora de Atrelagem na Confederação Brasileira de Hipismo (CBH).

Para quem não é esportista, mas gosta de passeios e cavalgadas, Victor Oliva e Manuel Tavares também separam da cabeceira dos seus plantéis animais para lazer.

O XV Leilão Internacional Luso Brasileiro também disponibilizará, em rara oportunidade, coberturas de dois consagrados reprodutores para quem quer aprimorar a genética do plantel, seja criador veterano ou iniciantes na atividade. As coberturas são do importado Almansor da Broa MV e de Tulum Comando SN, este, o brasileiro mais bem colocado na disputa individual (9º lugar) dos Jogos Pan-americanos de Guadalajara 2011.

Porta de entrada para novos investidores na raça, o Leilão Internacional Luso-Brasileiro recebe a cada edição um público médio de mais de mil pessoas entre personalidades do mundo empresarial, do show-business, esportistas, pecuaristas e criadores do Brasil e do exterior.

 

Coudelaria Ilha Verde

Os interessados em conhecer e montar os animais do XV Leilão Internacional Luso-Brasileiro podem agendar uma visita a Coudelaria Ilha Verde, em Araçoiaba da Serra (SP). Os animais estarão disponíveis nos dias 3, 4, 5, 10, 11 e 12 de maio. A visita deve ser agendada com antecedência com a Lara Costa, pelo telefone (11) 3815-0505 ou pelo e-mail lara.costa@holdingclube.com.br

Para conferir a programação completa do International Riding & Dressage Meeting Coudelaria Ilha Verde 2013 e conhecer os lotes do XV Leilão Internacional Luso-Brasileiro, entre no site www.cavalolusitano.com.br.

 

Fotos: Coudelaria Ilha Verde

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

nove + 9 =