Equitakids chega à Escola de Equitação do Clube Hípico de Santo Amaro

0
1349

Em 14/4/2015, o projeto Equitakids começa oficialmente na Escola de Equitação do Clube Hípico de Santo Amaro. As aulas são destinadas a jovens e crianças a partir de 2 anos de idade. Independentemente da futura modalidade esportiva, os pequenos cavaleiros e amazonas aprendem de modo lúdico e interativo a se equilibrar e interagir com o cavalo.

A pequena Carolina já está bem a vontade em cima do cavalo
A pequena Carolina já está bem a vontade em cima do cavalo

 

O bem sucedido projeto – idealizado pela família Zanotelli – nasceu no Nordeste há 13 anos  e faz sucesso em diversos centros hípicos do país. Dizem que “filho de peixe, peixinho é”. O pai, Mário Zanotelli, formado pela Escola de Equitação do Exército, sempre nutriu o amor e a paixão pela equitação. Dedicou sua vida à arte de montar a cavalo. Logo, viu na modalidade a possibilidade de expandir os conceitos do esporte e transformá-los em um estilo de vida. A esposa, Maristela Modolo, compartilhava os ideais do marido, e tinha os mesmos anseios. E foi assim que os filhos Marlon, atual melhor brasileiro do ranking mundial FEI Longines, Marcel, Marcos e Mário foram criados, sob a filosofia que envolvia a prática esportiva.

Três gerações: Mario Zanotelli e seu filho Mario, com mais novo integrante da família de cavaleiros Zanotelli
Três gerações: Mario Zanotelli e seu filho Mario, com mais novo integrante da família de cavaleiros Zanotelli

O projeto busca aplicar o sistema de Jean Piaget, o educador suíço que defendia a ideia de que o conhecimento poderia ser melhor absorvido através do processo de repetição. Na primeira fase (base), a criança entra em contato com os fundamentos da equitação e, para isso, são oferecidas atividades lúdicas, com brinquedos que auxiliam no aprendizado e desenvolvem o equilíbrio sob o cavalo.

Luis Henirque identifica as cores e mostra independência no dorso do  cavalo
Luis Henirque identifica as cores e mostra independência no dorso do cavalo
Laurinha  mostra seus conhecimentos identificando material
Laurinha mostra boa memorização e conhecimento sobre o material de equitação

O cavaleiro e estudante de publicidade Mário Zanotelli, 23, que vem implantando o projeto pelo Brasil afora, está a frente do Equitakids no Clube Hípico de Santo Amaro. “Eu devo tudo ao hipismo. A gente brinca que já nasceu em cima do cavalo. Começamos a montar muito novinhos e a vivência no esporte me trouxe muitas coisas boas, muito conhecimento. Através do esporte eu pude viajar bastante, conhecer o mundo. O hipismo me deu disciplina, me ensinou perder e também a ganhar. Certamente, o esporte pode transformar a vida das pessoas.”

Já sei segurar as rédeas
Já sei segurar as rédeas

 

William Almeida, presidente do Clube Hípico de Santo Amaro, destaca a importancia da base na equitação. “O Equitakids permite uma iniciação correta e ao mesmo tempo divertida. Depois as crianças podem escolher a modalidade de sua preferência. Acreditamos que a iniciação correta venha a aumentar o número de adeptos e permanência no esporte.”

Não falta  material lúdico e memorização
Não falta material lúdico e memorização

 

Alongando e ganhando equilíbrio
Alongando e ganhando equilíbrio

Equitakids

Objetivo
Ensinar os fundamentos da equitação para prática de atividades hípicas, independente da modalidade esportiva.

Metodologia
O Sistema visa ensinamento da equitação através da fixação gradual e natural das informações.Para as crianças foram desenvolvidos brinquedos que auxiliam neste aprendizado por meio de atividades lúdico pedagógicas.

Fazendinha com imãs
Onde moram os bichinhos? Fazendinha com imãs pedagógicos

 

Mais um flash de parte da família: O pai Mario, que veio especialmente da Europa onde acompanha e trabalha com seu filho Marlon, ao lado do caçula  Mario e seu herdeiro
Mais um flash de parte da família: O pai Mario, que veio especialmente da Europa onde acompanha e trabalha com seu filho Marlon, ao lado do caçula Mario e seu herdeiro

 

Principais vantagens:

Aulas individuais
Respeito à velocidade de aprendizado do aluno
Baixo risco
Fixação definitiva do aprendizado
Para fazer a matrícula procure a Secretaria da Escola de Equitação

Aulas: de terça-feira a domingo
Horário: das 08h00 às 12h00 e 14h00 às 18h00
Fone: 5694.0609 com Marinês
Clube Hípico de Santo Amaro
Rua Visconde de Taunay, 508

 

Fonte: CHSA com Equitakids e fotos: C.May

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui