Dos 24 conjuntos que largaram no Clássico, a 1.45 metro, que encerrou o 1º SHP Open na Sociedade Hípica Paulista nesse domingo, 21/2, seis habilitaram-se à 2ª volta com armação do course-designer internacional holandês Henk Linders. Sagrou-se campeão o cavaleiro olímpico santamarense José Roberto Reynoso Fernandez Fº, campeão brasileiro Senior Top 2015, montando Prestige Corindhus JMen Sanol Dog Protécnica.
O percurso com 13 obstáculos na 1ª volta estava bastante técnico e ao cometer falta diversos cavaleiros desistiram para poupar sua montarias e somente dois garantiram percurso limpo: Artemus de Almeida com M.E.C.G. Cassilero e Cesar Almeida montando Lara Império Egípcio.
Na 2ª volta, com oito obstáculos, quem levou a melhor foi Zé Roberto e seu Prestige Corindhus JMen Sanol Dog Protécnica, um filho de Calisco em Ritual JMen de 10 anos, com uma falta na 1ª volta e pista limpa na 2ª, em 47s85. “Estou muito safisfeito com o Corindhus que está comigo desde os 4 anos. Fomos campeões do ranking brasileiro de Cavalos Novos 4,5,6 anos e ficamos em 3º na categoria 7 anos. De vez em quando uso o Corindhus nos GPs a 1.50 metro e ele também é muito bom na velocidade”, com José Roberto, 35, que vem em grande fase. “Meu início de temporada sem dúvida começou muito bem e quero manter a regularidade durante o ano com objetivo principal de conquistar o bicampeonato brasileiro Senior Top”, finalizou o campeão.
A 2ª colocação foi do carioca Marcello Ciavaglia, campeão do Longines Indoor 2015 na Hípica Paulista, montando Conto, totalizando um derrube na 1ª volta e pista limpa na 2ª, 48s25. Artemus e M.E.C.G. Cassilero fecharam as duas voltas também uma falta, em 48s65, emplacando em 3º lugar. Guilherme Ciampi foi 4º com Barbarian DC, uma falta, 49s60. Na 5ª colocação aparece Lucio Osorio, campeão do GP Final do Ranking SHP 2015, com Galipolli Ter Doorn, oito pontos, 45s65. Cesar Almeida, que venceu três provas no SHP Open, levou Lara Império Egípcio ao 6º posto, totalizando 8 pontos, em 47s63.
O course-designer holandês Henk Linders, 55, não poupou elogios ao concurso e estrutura da Sociedade Hípica Paulista. “Estou muito feliz em estar aqui nesse concurso tão bom. Fui muito bem recebido por todos e estrutura da Sociedade Hípica Paulista é inacreditável, realmente espetacular”, disse Linders. “Observei um grupo de cavaleiros muito bons e outros tantos já são bons”, acrescentou que costuma trabalhar em parceira com Louis Konickx, um dos principais course-designers do circuito mundial. “Nossos próximos compromissos são o Indoor de Brabant e o Internacional de Rotterdã (eventos 5*).”
Com a fonte: SHP e fotos Renata Cerri / cedida