A disputa pelos quatro títulos estaduais da categoria Master (acima de 40 anos) , a 1, 1.10, 1.20 a 1.30 metro, foi acirrada no Campeonato Paulista, entre 22 e 25/6, no Clube Hípico de Santo Amaro. O evento marcou a primeira de três semanas de Campeonato, com chancela e organização da Federação Paulista de Hipismo. Nesse primeiro final de semana também foi definido o Paulista de Jovens Cavaleiros (12 a 21 anos) e Salto para Iniciantes (aguarde cobertura).
Conforme anunciado pelo comitê organizador da Federação Paulista de Hipismo , com Gabriel Khoury na presidência, os três primeiros colocados de cada categoria vão integrar as equipes paulistas em seus respectivos Campeonatos Brasileiros com inscrições e estabulagem pagas pela entidade. Os campeões de cada categoria ainda garantiram uma casaca Dressur e também foram distribuídos vouchers da Magnetic Pet, Decathlon e kits Phyotervas e Sanol Dog entre os finalistas no pódio.
Veja a seguir como foram as decisões nas categorias Master B, 1 metro, Master A, 1.10 metro, Master, 1.20 metro, e Master Top, 1.30 metro.
Francisco Mari vence Paulista Master B dentro de casa
Na final Master B, Francisco Mari, presidente da entidade anfitriã, comemorou a vitória. Montando Wybalia Sanol Dog, Mari chegou ao final da terceira e última prova sem faltas empatado com Deborah Penteado Martins Dias com CH Athenas, da Sociedade Hípica de Ribeirão Preto. Em mais um percurso sem faltas em 40s90, Mari e Wybalia garantiram o topo de pódio e Deborah com CH Athenas, já com o vice-campeonato garantindo, desistiu após cometer falta.
Com uma falta ao final da terceira e após cumprir o desempate pelo 3º lugar, Johannes Kopp com Draco A GMS, pela Estância 3 Irmãos, confirmou o bronze sem faltas em 64s35. Francisa Teixeira com Opium de Ry que também fechou com um derrube não foi para decisão e fechou na 4ª colocação.
Final Master B – 1 metro
Campeão Francisco Mari / Wybalia Sanol Dog – CHSA – 0 pp
Vice Deborah Penteado Martins Dias / CH Athenas – SHRP – 0 pp
3º Johannes Kopp / Draco A GMS – E3I – 4 pp
4º Francisca Izabel Teixeira / Opium du Ry – CCSP – 4 pp
5º Debora Penteado Martins Dias / Timoneiro Itapuã St – SHRP – 12 pp
6º José Marcio Gobbi / Ben 10 da Lagoa – HMA – 16 pp
José Ricardo Sant Anna, do Clube de Campo SP, fatura título Master A
Três conjuntos chegaram zerados à Final da categoria Master A habilitando-se ao desempate. José Ricardo Sant Anna, que representa o Clube de Campo São Paulo, com Chaparral JMen venceu bonito com mais um percurso sem faltas em 40s71. Cuidadosa com o tempo, a amazona da Hípica Paulista Katia Loeb com Luis cruzou a linha de chegada sem faltas em 49s58, computando 1 ponto por excesso de tempo. Eduardo Martins Carvalho Filho com QH Santiago S, pela Hípica Paulista, teve um contratempo no desempate que o levou a eliminação, mas já havia garantido bronze no Campeonato.
Final Master A 1.10 metro
Campeão José Ricardo Sant Anna / Chaparral JMen – CCSP – 0 pp
Vice Katia Lara Loeb / Luis – SHP – 0 pp
3º Eduardo Martins Carvalho Filho / QH Santiago S – SHP – 0 pp
4º Nora Brazay / Felice van de Grote Beverdijk – HJAHU – 4 pp
5º Maria Silvia Mahfuz / Cassilian JMen IV – CCSP – 4 pp
6º André Leguthe Rosa / Vinny do Feroleto – SHP – 4 pp
Dobradinha da casa Otavio Azevedo e Luis Frias no Paulista Master
Único a fechar a terceira e última prova sem faltas, o cavaleiro santamarense Otavio Cansancao de Azevedo com RRM One, de apenas 7 anos e há meio ano sob a sela do cavaleiro, comemorou o ouro individual. Também com ótimo desempenho, Luis Frias com Chococino venceu com apenas 1 ponto perdido ao longo da competição garantindo dobradinha do CHSA. Representando Comissão de Esportes do Exército, o Sub Tenente Nelson Pereira Barros com SL Bangue foi bronze totalizando 4 pontos perdidos.
Final Master 1.20 metro
Campeão Otavio Cansancao de Azevedo / RRM One – CHSA – 0 pp
Vice Luis Frias / Chococino 2 – CHSA – 1 pp
3º Sub Tenente Nelson Pereira Barros / SL Bangue – CDEX – 4 pp
4º Iago Fraçao Nogueira / CQC do Araucaria – APM – 5 pp
5º Otavio Canscancao de Azevedo / Diderot Polana – CHSA – 5 pp
6º Jorgel Leal Raposo Lopes / Sylvano – H. Fiel – 19 pp
Alexander Dattelkremer fatura o Paulista Amador Top e a amazona santamarense Patrícia Wunderlich é 4ª
Quatro conjuntos com uma falta na soma das três provas foram ao desempate na corrida pelo ouro. Valeu a experiência de Alexander Dattelkremer com sua Princess Clara, que aos 18 segue em plena forma, garantindo mais um percurso sem faltas, em 38s93 e mais um título para sua vasta coleção. Sagrou-se vence campeão Marcelo Messias montando Cardan Xangô, pista limpa, 42s61. Tiago de Camargo com Amado Mio JT fez uma falta, em 41s64, emplacando em 3º lugar, pela Sociedade Hípica de Campinas. Já amazona da casa Patrícia Wunderlich com Lord Blue Mystic Rose cometeu um derrube, em 42s44, ficando em 4º lugar.
Final Master Top
Campeão Alexander Dattelkremer / Princess Clara – SHP – 4 pp
Vice Marcelo Messias / Cardan Xangô – RIMP – 4 pp
3º Tiago Couceiro Ferreira de Camargo / Amado Mio JT – SHC – 4 pp
4º Patricia Wunderlich / Lord Blue Mystic Rose – CHSA – 4 pp
5º Marcelo Messias / Rififi du Perron – RIMP – 8 pp
6º Alberto Muylaert / Coq de Bruyere – SHP – 8 pp
Fonte: CHSA ; fotos: Tupa Vídeo