Antecedendo a quinta edição do GP Inez Appel, a 1.40 metro, teve chuva no Clube Hípico de Santo Amaro na tarde desse domingo, 19/12. Mas todos os 24 inscritos entraram na pista Cel Renyldo Guimarães Ferreira, recém reformada, que se manteve seca e 7 foram ao desempate. A disputa foi mais que acirrada. Penúltimo em pista Mario Appel, primogênito da homenageada, em mais um grande resultado na temporada 2014 assumiu a liderança.
Mas ao final indo ao encontro do ditado que diz que os últimos serão os primeiros, José Roberto Reynoso Fernandez Filho, fazendo jus a sua condição de sempre favorito, garantiu o tricampeonato do GP Inez Appel 2011/2012/2014.
A disputa – Primeiro a largar Felipe Braga, pernambucano santamarense, assumiu a liderança com Pharaone Sanol Dog Protécnica, sem faltas, em 32s16, um resultado que lhe renderia o 3º posto. Matheus Ferreira Gomes, o Xuxu, top brasiliense que escolheu Santo Amaro como sua casa, com Vanilla, fez pista limpa limpa em 32s78 emplacando em 4º lugar. A seguir, Felipe, desse vez, com Cordobes JMen registrou o novo tempo da prova 31s19, mas com uma falta. Tiago Diniz Costa com Cherie também fez bonito sem faltas e em 34s48 garantiu o 5º posto.
Sexto concorrente em pista Mario montando Ubiquiste Grande Bom Sabor levantou a torcida em um percurso sem faltas assumindo a liderança em 31s41. Último a largar o cavaleiro olímpico Zé Roberto, que vem de vitória no GP Final do Brasileiro Senior Top e vice-campeão no GP Final do Ranking da SHP, entrou com tudo e com Impressive JMen foi único a baixar os 30 segundos garantindo a vitória sem triscar na madeira em 29s48.
Estava definido o placar e, em especial, para Mario Appel, seu irmão Marcio Appel, que vem competindo com sucesso no Concurso Completo e fez apenas uma falta na 1ª passagem, a sensação era de dever cumprido. Dessa vez, além da homenagem a mãe Inez Appel, empresária e uma das mentoras da Copa Santo Amaro que em 2014 chegou a sua 23ª edição, os irmãos homenagearam seus ex-instrutores Ayrton de Oliveira, o Jailton, e Rafael Ramos.
Ao mesmo tempo o vice-campeonato no GP Inez Appel fechou com chave de ouro a temporada de Mario Appel, cavaleiro amador e empresário, que após oito meses sem montar devido a uma cirurgia nos joelhos retornou com tudo ao circuito do Brasileiro Senior Top, série de rendimento máximo, válida como observatória para os Jogos Pan-americanos. Entre os resultados de Mario no 2º semestre estão diversas importantes colocações na série Internacional do Brasileiro Senior Top tanto na Copa São Paulo, no CSI do Clube Hípico de Santo Amaro, no Rio Longines Festival, Classic Horse Show e Top Riders, na Final do Brasileiro Hyundai Senior Top.
“Voltei aos poucos, mas com muito mais apetite. Aproveitei para refazer a minha base começando com provas de 1.20, 1,30 metro, devagar e sem pressa para acertar os fundamentos. Deu certo. Em seis meses terminei entre os Top 10 do Ranking Brasileiro Senior Top e fui convidado para observatórias do Pan em Wellington”, comemora Mario que tem Renato Cobra como coach. “Ele contribui para meu desempenho não só nas pistas, mas também na vida”, garante o cavaleiro.
O evento segue nesse sábado, 20/12, com três provas finais de 1, 1,10 e 1.20 metro. Já no domingo, 21, acontece a festa de premiação da Copa Santo Amaro a partir das 11h30 com sorteio de um carro e uma moto 0 km. Todas as provas têm transmissão ao vivo pelo site do Clube Hípico de Santo Amaro.
Resultado completo, ordens de entrada e transmissão ao vivo.
Campeões GPs Inez Appel
2009 André Oliveira Campos Freire
2010 José Roberto Reynoso Fernandez Filho
2011 José Roberto Reynoso Fernandez Filho
2012 não houve disputa
2013 Vitor Alves Teixeira
2014 José Roberto Reynoso Fernandez Filho
Fonte: CHSA – C.May com fotos: Duílio Andrade