Simplesmente espetacular: com 100% de aproveitamento a amazona brasileira Victoria Junqueira Ribeiro de Mendonça montando Una Bella 9 faturou o título de campeã sul americana Junior. Victoria e Una Bella venceram a 1ª prova (caça), a 2ª prova sob dois percursos idênticos e a prova final com dois percursos distintos idealizados por Helio Pessoa. A amazona também garantiu o prêmio de concorrente brasileira com melhor estilo e Benjamin Pinto, da Argentina, foi eleito estrangeiro de melhor estilo.
Totalizando 8,47 pontos perdidos (pp) ao longo do campeonato dos quais 5 na 1ª passagem final, o vice-campeonato também foi do Brasil com o brasiliense Bernardo Braga de Albuquerque Pereira montando Valtelina do Rioacima. Completando o placar 100% brasileiro, a top gaúcha Laura Ramos Rait montando MD Quastor JMen garantiu a medalha de bronze, 12,38 pp.
Victoria, 17, não tem do que se queixar. Em 2015 foi vice-campeã sul americana junior 2015 e na temporada 2016 faturou os títulos campeã brasileira junior e campeã sul-americana 2016. Última em pista na final, seguindo a ordem inversa da classificação, Victoria garantiu não sentir nervoso. “Eu tenho essa vantagem de ser calma também na hora que eu entro na pista. Então eu acho que isso me ajuda muito em todas as provas, principalmente em um campeonato importante”, comentou a super campeã, que treina com o cavaleiro top Artemus de Almeida há quatro anos.
Resultado Final Junior
Campeã Victoria Junqueira Ribeiro de Mendonça / Una Bella 9 – BRA – 0 pp
Vice Bernardo Braga de Albuquerque Pereira / Valtellina do Rioacima – BRA – 8,47 pp
3º Laura Ramos Rait / MD Quastor JMen – BRA – 12,38 pp
Victoria Ribeiro de Mendonça / Una Bella 9 – melhor estilo brasileira
Benjamin Pinto / Rebelle Moon Z – melhor estilo estrangeiro
Fonte: CHSA com CBH; fotos: Emerson Emerim