Marcelo Chirico vence GP Internacional no CHSA

0
560

No início da tarde desse domingo, 31/8, o GP, a 1.55 metro, do Concurso de Salto Internacional do Clube Hípico de Santo Amaro (SP) contou com participação da elite do hipismo brasileiro e sul-americano. A disputa, válida pelos rankings brasileiro senior top Hyundai e da Federação Equestre Internacional com 120 mil reais em premiação, teve vitória uruguaia com o jovem talento Marcelo Chirico montando QH Baloudarc LF.

Marcelo Chirico agrada seu QH Baloudarc LF, montaria de 11 anos com a qual planeja disputar os Jogos Olímpicos Rio 2016; img: Duílio Andrade
Marcelo Chirico agrada seu QH Baloudarc LF, montaria de 11 anos com a qual planeja disputar os Jogos Olímpicos Rio 2016; img: Duílio Andrade

 

Dos 39 conjuntos, os melhores 25% – totalizando 12 conjuntos – habilitaram-se para a 2ª e decisiva volta, a 1.55 metro, com armação do course-designer internacional Helio Pessoa. Ao final três garantiram dois percursos sem faltas e Marcelo Chirico, 22, com QH Baloudarc LF, de 11 anos, sagrou-se campeão em 47s50.

Mais um clique do conjunto campeão Marcelo e QH Baloudarc F ; img: Duílio Andrade
Mais um clique do conjunto campeão Marcelo e QH Baloudarc F ; img: Duílio Andrade

 

“Comprei QH Baloudarc LF no início de 2013, mas como estava morando na Europa só comecei a montá-lo no início de 2014”, contou o campeão Marcelo, 22, campeão olímpico da Juventude em 2010. “Esse ano chegamos em 8º lugar nos Jogos Sul-americanos e classificamos três vezes em 6º lugar no GP Copa São Paulo e nos GPs do ranking brasileiro indoor em Curitiba e Porto Alegre. Hoje na nova pista de areia do CHSA que está perfeita deu tudo certo e vencemos”, comemorou Marcelo, habilitado para os Jogos Equestres Mundiais 2014, mas que acabou não embarcando para França. “Agora volto para Porto Alegre, onde moro e vou me preparar para o Internacional The Best Jump, entre 2 e 5/10. A médio prazo, meu objetivo maior são os Jogos Olímpicos Rio 2016.”

Artemus com a égua Zarisma, de 11  anos, também habitual montaria de sua aluna  Daniela Martins, que vai montar a égua no Sul Americano da Juventude; img: Duílio Andrade
Artemus com a égua Zarisma, de 11 anos, também habitual montaria de sua aluna Daniela Martins, que vai montar a égua no Sul Americano da Juventude. Com uma braçadeira amarela, diversos cavaleiros homenagearam Yuri Mansur, representante do Brasil no Mundial, que ficou na condição de reserva; img: Duílio Andrade

 

O medalhista pan-americano Artemus de Almeida com Zarisma garantiu o vice-campeonato, em 47s85. Já o 3º posto ficou com o jovem talento Fernando Chiarotto Penteado com Arriminum TW, atual campeão brasileiro de young riders, 52s53. Enquanto a 4ª colocação ficou com o tricampeão do ranking brasileiro senior top Francisco Musa com Xindoctro Método que montando Xindoctro Método registrou 1 ponto por excesso de tempo na 1ªvolta e zerou a 2ª volta, em 56s26. Resultado que garantiu a Musa a liderança do ranking brasileiro senior top, após 3 de 9 etapas.

Francisco Musa com Xindoctro Método assumiu a liderança do ranking brasileiro senior
Francisco Musa com Xindoctro Método assumiu a liderança do ranking brasileiro senior

Para Artemus, vice-campeão do GP e melhor brasileiro na competição, “o primeiro percurso estava muito bom e dado a qualidade da pista e crescente preparo dos conjuntos tivemos mais percursos sem faltas que o normal. Já a 2ª volta, com oito obstáculos, ficou um pouco curta e teve dificuldade técnica mais leva. Mas, ao final, o público viu um grande espetáculo.”

Destaque também para a amazona da casa Karina Goldmann Lemos Torres que deu show com Kauana Acrobat van Laar Z, com apenas 6 pontos perdidos na soma dos dois percursos fechando na 10ª colocação.

Karina Goldmann Lemos Torres com Kauana Acrobat van Laar Z; img: Duílio Andrade
Karina Goldmann Lemos Torres, única amazona inscrita no GP, com seu Kauana Acrobat van Laar Z; img: Duílio Andrade

 

O Internacional Clube Hípico de Santo Amaro aconteceu concomitantemente com 5ª da Copa Santo Amaro e valeu como esquenta para o Concurso de Salto Nacional em comemoração aos 79 anos do clube, que acontece na Semana da Pátria, entre 2 e 7/9. “Convidamos a todos para o Concurso de Aniversário que promete boas provas e muitas atrações paralelas”, destaca William Almeida, novo presidente do CHSA.

Comemoração no pódio do GP, válido pelo rankings senior top Hyundai e FEI
Comemoração no pódio do GP, válido pelo rankings senior top Hyundai e FEI

 

Patrocinam o Internacional: Hyundai com apoio Artefacto B&C, Truckvan, Haras das Umburanas, Ceratti, Fogo de Chão, Hotel Prodigy Berrini e Sanol Dog.

 

GP Ranking Brasileiro Senior Top Hyundai

1º Marcelo Chirico / QH Baloudarc LF – Uruguai – 0/0/47s50
2º Artemus de Almeida / Zarisma – Brasil 0/0/47s85
3º Fernando Chiarotto Penteado / Arriminum TW – Brasil – 0/0/52s53
4º Francisco Musa / Xindoctro Método – Brasil – 1/0/56s26
5º João Eduardo Ferreira de Carvalho / Ragtime Equiprime – Brasil – 4/0/48s16
6º Sergio Marins / Top Team Land Peter do Feroleto – Brasil – 0/4/48s78

 

 

Fonte: CHSA com fotos: Duílio Andrade – Tupa Vídeo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

dezesseis + 8 =