Entre 1 e 3/7, o Campeonato Paulista de Amadores agitou as pistas da Sociedade Hípica Paulista com participação de 185 cavaleiros e amazonas não profissionais acima de 21 anos de todo o Estado. Em jogo os títulos Amador Top, a 1.30 m, Amador, 1.20 metro, Amador A, 1.10 metro, e Amador B, 1 metro, respectivamente, com 38, 25, 60 e 52 conjuntos. Os representantes santamarenses que já haviam conquistado duas medalhas de ouro e duas de bronze por equipes voltaram a subir no pódio individual totalizando três ouros, uma prata e um bronze.
Francisco Fortuno foi o campeão Amador B, Pedro Alberto Leite, o Pete, faturou o título Amador A, categoria em que Fernanda de Araujo Pereira foi bronze e Isabella Salles garantiu o vice-campeonato Amador Top. Gisela Weiser Carvalho, que defendeu o Centro Hípico Nashville mas é nova socia santamarense, garantiu mais um ouro na categoria Amador. Veja a seguir os detalhes da disputa de 1 a 1.30 metro.
Francisco Fortunato com Nimrod foi o único conjunto com 100% de aproveitamento entre os Amadores B conquistando o ouro. Pelo Haras Bawani, Alexandre Lopes de Souza montando JCR Chapellier, foi vice, 4 pontos perdidos. A representando do Haras Jahu Cynthia do Prado Vendruscolo com Chocolate HJ fechou o pódio com a medalha de bronze, 8 pontos perdidos.
Já na categoria Amador A, Pete Leite com Continue 7 também foi o único a fechar o campeonato sem faltas faturando a medalha de ouro. Pete contou com as dicas do mestre José Roberto Reynoso Fernandez Fº, o grande nome do hipismo nacional na atualidade.
Também sem “triscar na madeira” mas com um ponto por excesso de tempo, a amazona da Renata Afonso Scafuro com I Pony foi vice. Em mais um grande resultado por Santo Amaro,Fernanda de Araujo Pereira com Frederico SI superou demais cinco conjuntos com apenas uma falta ao final da terceira prova e, com desempate perfeito sem faltas em 32s63, levou o bronze.
Na série Amador, sem faltas ao final da terceira prova, Gisela Carvalho, aluna da amazona top santamarense Andrea Muniz, levou Special Ben ao topo do pódio sem faltas no desempate na corrida pelo ouro em 29s28.
Pelas cores da casa, Giancarlo Aquino com Latina do Gerezin, sem faltas no campeonato, foi vice com oito pontos no desempate em 34s58. Com um derrube no campeonato, o 3º posto ficou com José Vicente montando Omars Pride Z, pelo Centro Hípico Granja Viana, superou demais quatro conjuntos na decisão pelo bronze.
Finalmente na categoria Amador Top, Isabella Salles foi perfeita com Princess Emily, sem faltas no campeonato bem como no desempate pelo ouro e com o tempo de 34s75 comemorou o vice-campeonato.
O título ficou com Lucas Amodeo Conde com Chicago O, pelo Manège Querubim, que zerou o desempate sem faltas, em 32s65. A amazona da Hípica Paulista Tais de Souza Arruda com Top Horse Deja Vu, que fechou o campeonato com apenas uma falta, superou três conjuntos na corrida pelo bronze.
Final Amador Top – 1.30 metro
Campeão Lucas Amoedo Conde / Chicago O – MQ – 0 pp
Vice Isabella Galiez Pinto Salles / Princess Emily – CHSA – 0 pp
3º Tais de Souza Arruda / Top Horse Deja Vu – SHP – 4 pp
Final Amador – 1.20 metro
Campeã Gisela Weiser Carvalho / Special Ben – Nashville – 0 pp
Vice Giancarlo Aquino / Latina do Gerezin – SHP – 0 pp
3º José Vicente Marino / Omars Pride Z -CHGV – 4 pp
Final Amador A – 1.10 metro
Campeão Pedro Alberto Leite / Continue 7 – CHSA – 0 pp
Vice Renata Afonso Scafuro / I Pony – SHP – 1 pp
3º Fernanda de Araujo Pereira / Frederico SI – CHSA – 4 pp
Final Amador B – 1 metro
Campeão Francisco Fortunato / Nimrod – CHSA – 0 pp
Vice Alexandre Lopes de Souza / JCR Chapellier – Haras Bawani – 4 pp
3º Cynthia do Prado Vendruscolo / Chocolate HJ – Haras Jahu – 8 pp
Aguarde cobertura do Paulista de Cavalos Novos
Fonte: CHSA com fotos Duílio Andrade – Tupa Vídeo