Ninguém segura Zé Roberto, 2º no GP Hyundai no Rio, líder isolado do Brasileiro Sr Top

0
721

Na noite dessa sexta-feira, 23/9, a Sociedade Hípica Brasileira recebeu a 5ª etapa do Campeonato Brasileiro Hyundai Senior Top de Saltos, no Longines Rio Equestrian Festival. O campeão do GP a 1,60m, foi o uruguaio Martin Vanni montando Liborius com três pontos perdidos e o tempo de 63s03 na segunda volta. O cavaleiro olímpico José Roberto Reynoso Filho garantiu o segundo lugar montando Azrael W, com cinco pontos na primeira volta e sem faltas na segunda, em 53s39. Cesar Almeida, com Zojasper Império Egípcio, foi o terceiro colocado, também com cinco pontos trazidos da 2ª volta, em 57s12. Tanto Zé Roberto como Cesinha são sócios santamareneses, assim com Mario Cia Jr, 6º colocado.

Zé Roberto e Azrael W em belo salto e flash por João Markun
Zé Roberto e Azrael W em belo salto e flash por João Markun

Com a vitória do cavaleiro uruguaio, Zé Roberto garantiu os 20 pontos do primeiro colocado no ranking do Campeonato Brasileiro. O paulista disparou na corrida pelo título desta temporada somando 97 pontos.O terceiro lugar, ou segundo entre os brasileiros, deixou César Almeida na vice-liderança do Campeonato Brasileiro Hyundai Senior Top com 57 pontos. Alberto Sinimbu, que foi o quarto no GP dessa noite, é o terceiro do ranking, com 50 pontos, e Vitor Alves Teixeira vem em seguida com 47 pontos.

Cesinha e Jojasper, conjunto que também venceu o warm-up do Internacional no Longines Rio Festival; img: João Markun
Cesinha e Jojasper, conjunto que também venceu o warm-up do Internacional no Longines Rio Festival; img: João Markun

“Este Azrael é mesmo especial. Na semana passada foi Campeão Paulista de Amazonas, com a Lucia Rivas e hoje saltou muito bem. Mas não tem nada resolvido. Só acaba quando termina”, garante o líder do ranking brasileiro, que venceu quatro das cinco etapas disputadas e tirou um terceiro lugar.

“Desde o início do ano eu venho fazendo uma campanha muito sólida e estou caminhando para um resultado bom. Consegui vencer os três primeiros GPs do Brasileiro com o Maestro St Lois, meu cavalo mais experiente. Com a quarenta para a expectativa por uma vaga nos Jogos Rio 2016, eu saltei com o Azrael na 4ª etapa e fizemos um terceiro lugar. E hoje aqui, também com Azrael, consegui um segundo lugar com gosto de primeiro. Estou muito feliz com o resultado. Agradeço toda a minha equipe, aos proprietários dos meus cavalos e minha família pelo apoio”, disse José Roberto Reynoso.

CHSA teve 3 representantes entre os seis primeiros colocados; img: Beatriz Cunha
CHSA teve 3 representantes entre os seis primeiros colocados; img: Beatriz Cunha

“A prova hoje não estava fácil, com o tempo apertado, mas estava igual para todo mundo. Minha primeira entrada na pista foi com o Maestro que acabou cometendo três faltas. Então, quando voltei com o Azrael, a minha preocupação era ser um pouco mais cuidados para garantir a minha participação na segunda volta e pontuar no Campeonato Brasileiro. Eu não podia correr o risco dos meus adversários pontuarem, como foi o caso do Cesinha, e eu não fazer nada” explicou Zé Roberto.

Pela primeira vez no Rio de Janeiro, o campeão do GP não escondia alegria: “Estou muito feliz. Já saltei em outros lugares do Brasil mas nunca estive no Rio, estou muito, muito feliz com esta vitória”, exclamou Martin, que saltou a final do Pan Americano de Toronto com este mesmo cavalo.

O percurso foi elaborado pelo experiente course designer Hélio Pessoa, e dos 23 conjuntos que participaram da prova todos tiveram pelo menos um ponto perdido por excesso de tempo na primeira volta. A próxima etapa do Campeonato Brasileiro Hyundai Senior Top acontece entre 5 e 9 de outubro, na Sociedade Hípica Paulista, durante o CSI2*-W Longines Indoor.

“Eu gostaria de convidar a todo mundo que não conhece o nosso esporte a frequentar os eventos. É sempre bom competir com o público torcendo. Em duas semanas teremos o Indoor na Hípica Paulista, que será uma linda festa com a presença de cavaleiros que defenderam o Brasil nos Jogos Rio 2016”, finalizou José Roberto Reynoso Filho.

O Campeonato Brasileiro Hyundai Senior Top de Salto tem oito etapas que são disputadas ao longo do ano e os participantes poderão descartar dois resultados. Na etapa final, o peso é de 1,5 e não há descarte. Cada GP tem premiação total de R$120 mil, valor que será dividido entre os melhores colocados na prova. No fim das oito etapas, o campeão brasileiro ganha um carro Hyundai IX35 0km.

Contagem Campeonato Brasileiro Hyundai Sênior Top 2016
1º José Roberto Reynoso Filho – 95 pontos
2° César Almeida – 57 pontos
3° Alberto Sinimbu – 50 pontos
4° Vitor Alves Teixeira – 47 pontos
5° Tiago Mesquita – 42 pontos
6° Thiago Mattos – 41 pontos

Etapas do Campeonato Brasileiro Hyundai Sênior Top 2016
6ª Etapa CSI2*-W Indoor – SHP – 5 a 9/10
7ª Etapa CSI2* Agromen – 14 a 16/10
8ª Etapa CSI2* Top Rider – SHP – 2 a 4/12

1º Martin Rodrigues Vanni / Liborius – URU – 1/2/63s03
2º José Roberto Reynoso Fernandez Fº / Azrael W Sanol Dog Protécnica – 5/0/53s39
3º Cesar Almeida / Zojasper Império Egípcio – BRA – 0/5/57s12
4º Alberto Bento Sinimbu / Sharapova – BRA – 5/0/58s44
5º Paulo Stewart / Allegro Van de Dhonkoeve – BRA – 6 pp
6º Mario Francisco Cia Junior / Willem – BRA – 8 pp

 

 

Com as fontes: CBH – MktMix Assessoria de Comunicação e CPC – Comunicação; fotos: João Markun e Beatriz Cunha

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui