Nesse domingo, 4/12, saiu a decisão do Campeonato Brasileiro Hyundai Senior Top (rendimento máximo) que teve sua 8ª e última etapa na Sociedade Hípica Paulista. Ao final, o cavaleiro olímpico paulista José Roberto Reynoso Fernandez Filho, líder da competição, confirmou o bicampeonato brasileiro 2015/2016 com a vitória no GP Hyundai e nada menos que a quarta dentre os oito GPs com seu cavalo Maestro St Lois.
Foram 25 os conjuntos que largaram na 1ª volta do GP Hyundai, a 1.55 metro, e – conforme a regra – os 12 melhores habilitaram-se à 2ª e decisiva volta, dos quais seis sem faltas. Zé Roberto montado Maestro St Lois venceu o GP com duplo zero em 50s45 na 2ª volta, deixando Cesar Almeida montando Zojasper Império Egípcio que fez dois percursos limpos, em 53s95, com o vice-campeonato. Assim os santamarenses Zé Roberto e Cesinha também foram, respectivamente, campeão e vice brasileiros Senior Top, com 127 pontos e 100,50 pontos. O 3º posto na contagem geral do Campeonato Brasileiro ficou com Artemus de Almeida, 74 pontos.
Ao todo o GP Hyundai distribuiu R$ 120 mil entre os 12 primeiros colocados. A 3ª posição no GP coube a Marcio Cia Junior apresentando Willen, duplo zero, 55s26. Completaram o placar da 4ª à 6ª colocação: Alberto Sinimbu com Sharapova MCH, Guilherme Foroni com SL Implacável e Tiago Mesquita com Ellechin Ter Door, todos com dois percursos zerados, em 55s76, 60s90 e 64s53, respectivamente.
“Eu fiz a minha parte e queria vencer o GP, mas não torci contra o Zé Roberto. É sempre muito difícil bater ele”, disse Cesar Almeida, medalhista pan-americano e bicampeão brasileiro senior top 2007/2011. Zé Roberto tinha motivos de sobra para comemorar. “Deu tudo certo desde o início do ano, consegui fazer a programação para meus cavalos chegarem bem nos concursos”, destacou o campeão brasileiro senior top 2016, que ainda faturou um carro Hyundai iX35. O Campeonato Brasileiro também foi válido pelo ranking Longines de Salto da Federação Equestre Internacional.
“Só tenho a agradecer aos meus tratadores Guinho, Leo, Rafa que fica mais em casa, Dinei e Dona Janete que também trabalham meus cavalos, a veterinária Priscila Azevedo, o ferrador Marcelo e toda equipe de apoio. Hoje quem brilha sou eu e o Maestro, mas por traz tem muita gente fazendo essa estrela brilhar. Agradeço ao Kiko Mari e Constantino Scampini, que também são proprietários do Maestro, e peço desculpas se esqueci alguém. Sem dúvida nenhuma, quero agradecer a todos vocês que sempre estão torcendo por mim e dando incentivo para continuar essa carreira.”
Zé Roberto ainda comentou a dificuldade do GP. “Achei que o percurso ia dar um pouco mais de falta, mas a Marina Azevedo fez um brilhante trabalho. Gosto muito das pistas dela, assim como do Helio Pessoa e Guilherme Jorge. Acho que temos bons armadores no Brasil”, destacou Zé Roberto, que ainda tem dois concursos pela frente em 2016. “Sem dúvida nenhuma, o Maestro merece um descanso. Mas depois do ranking aqui na Hípica Paulista na semana que vem, ainda tem o GP em nome do meu pai – o cavaleiro José Roberto Reynoso Fernandez (Alfinete) in memoriam – no Clube Hípico de Santo Amaro que talvez eu salte com o Maestro. Convido a todos competidores, amigos e pessoas para esse grande encerramento da temporada.”
Campeonato Brasileiro Hyundai Senior Top 2016
Campeão José Roberto Reynoso Fernandez Filho – 127 pontos
Vice Cesar Almeida – 100,50 pontos
3º Artemus de Almeida – 74 pontos
4º Tiago Mesquita – 70,50 pontos
5º Alberto Bento Sinimbu – 69,50 pontos
6º Thiago Mattos – 62,00 pontos
GP Hyundai – 1.55 metro
Campeão José Roberto Reynoso Fernandez Filho / Maestro St Lois – 0/0/50s45
Vice Cesar Almeida / Zojasper Império Egípcio – 0/0/53s05
3º Mario Francisco Cia Junior / Willen – 0/0/55s26
4º Alberto Bento Sinimbu / Sharapova MCJ -0/0/55s76
5º Guilherme Dutra Foroni / SL Implacável – 0/0/60s80
6º Tiago Mesquita / Ellechin Ter Door – 0/0/64s53
Com a fonte: Imprensa SHP ; fotos: Luis Ruas