Luis Gustavo Godinho é o campeão do GP Ford – Cel Renyldo Ferreira no 88º Aniversário do Clube Hípico de Santo Amaro

0
412

Na tarde do domingo, 10/9, o GP Internacional Ford – Troféu Clube Hípico de Santo Amaro – Cel Renyldo Guimarães Ferreira, a 1.60m, encerrou o Concurso de Salto Internacional e Nacional – CSI-W2* e CSN* do 88º Aniversário do clube levantou a torcida. A disputa foi válida pela 8ª Etapa e penúltima do ranking brasileiro senior top 2023, seletiva da liga sul-americana para a Final da Copa do Mundo 2024 em Las Vegas (EUA) e ainda garantiu índices técnicos para os Jogos Olímpicos Paris 2024.

Sagrou-se campeão Luis Gustavo Godinho, 47, apresentando Cezzana JMen, égua Brasileira de Hipismo de 11 anos, único a completar os dois percursos idealizados pela course-designer internacional Erica Sportiello sem faltas, em 56s45.

Luis Gustave e Cezanne no último salto do 2º percurso sob o obstáculo que homenageia as principais montarias do ícone do esporte Cel Renyldo Ferreira (in memoriam)

Dos 21 conjuntos, os doze melhores, entre os quais cinco com somente um derrube foram para a 2ª e decisiva volta. Vale destacar que todos os conjuntos que fecharam o exigente 1º percurso com uma falta, bem como Luis Gustavo que computaram índice técnico – Minimum Elegibilty Requirement (MER) – para os Jogos Olímpicos Paris 2024.

Luis Gustavo e Cezanne em salto perfeito com direito ao título de campeão no GP Ford e índice olímpico

“Hoje eu acordei achando que ia ganhar, mas não sei se estava ficando louco”, brincou Godinho, que venceu o GP do CHSA pela primeira vez. “É para isso que a gente trabalha, vim aqui e executei um plano, dei meu máximo e minha égua também. Estou com ela desde os quatro anos e agora ela chegou aos 11”, contou o cavaleiro, que competiu nesse nível com a égua, pela primeira vez, no Campeonato Brasileiro Senior Top em julho. “Na hora que eu terminei e estava repetindo somente uma coisa: acredita que a hora chega. Eu tenho um planejamento que é chegar no auge em 2024. Essa vitória foi mais um passo para no ano que vem a gente atingir o máximo de rendimento”, completou o campeão.

O campeão Gustavo em meio ao obstáculo com nome do craque Bibelot, montaria de Cel Renyldo Guimarães Ferreira em grandes conquistas internacionais

O vice-campeonato ficou com Lucio Osório e Quastina, dupla que vem força total na temporada 2023, que fez duas faltas na 1ª passagem e zerou a 2ª no melhor tempo, 48s81.

Lucia e Quastina, vice-campeão e líder do ranking brasileiro senior top

Já a 3ª colocação coube a Raphael Machado Leite que estreou com HST Charlene Império Egípcio nesse nível de competição e chegou com dois derrubes um em cada volta, em 52s98.

Raphael e HST Charlene Império Egípcio em brilhante estreia a 1.60m

Com o vice-campeonato, Lucio Osório passou a liderar o ranking brasileiro Senior Top após 7 de 8 etapas, com 120 pontos, seguido de perto por Doda Miranda, 118 pontos, e Stephan Barcha, 108,5. A última etapa será no Internacional do Rio de Janeiro, entre 21 a 26/11.

Também chegaram com oito pontos na soma dos dois percursos a top carioca Stephanie Macieira com Rasputin JMen e Pedro Paulo Cordeiro com Jumanje do Cach, em 4º e 5º lugar e o 3º Sgto Thiago Rhavy de Sá e Silva montando Con Chello´s Son JMen, 12 pontos, completou o pódio na 6ª colocação.

Stephanie e Rasputin em salto perfeito
Pedro e Jumanje do Cach
Thiago e Con Chello´s Son JMen

O GP Ford CHSA distribuiu 200 mil reais em premiação e também homenageou Cel Renyldo Guimarães Ferreira, ícone do hipismo brasileiro, campeão pan-americano, cavaleiro de quatro Olimpíadas e ex-presidente do CHSA, que faleceu aos 99 anos, em 28 de abril de 2023.

A cerimônia de premiação contou com o anfitrião com Francisco Mari, presidente do CHSA, Daniel Sanches, diretor da Ford e a vereadora Janaina Lima, Thamyris Nagell, subprefeita de Santo Amaro, Ivan Abrahão, vice-presidente, e Camila Messias diretora de Salto do CHSA e do concurso que contou com mais de 2 mil participações em pista durante seis dias de competição.

Pódio GP Ford CHSA


Campeão Luis Gustavo Godinho / Cezzana C JMen – BRA – 0/0 – 0/56s54
Vice Lucio Osório / Quastina – BRA – 8/0 – 8/46s81
3º Raphael Machado Leite / HST Charlene Império Egípcio – BRA – 4/4 – 8/52s98
4º Stephanie Macieira / Rasputin JMen II – BRA – 4/4 – 8/55s40
5º Pedro Paulo Onety Cordeiro / Jumanje do Cach – BRA – 8/0 – 8/56s95
6º 3º Sgto Thiago Rhavy de Sá e Silva / Con Chello´s Son JMen – BRA – 12/50s81

Homenagem aos tratadores dos cavalos vencedores do GP
Missão cumprida para Gustavo e Cezzane JMen: campeões do GP Ford nos 88 anos do CHSA

CHSA com CBH e fotos: Luis Ruas

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui