Modalidade olímpica

Salto

O Salto é uma das três disciplinas equestres olímpicas, ao lado de Adestramento e Hipismo Completo. É um esporte competitivo em que o cavalo e o cavaleiro percorrem um percurso de obstáculos, com o objetivo de completá-lo dentro de um tempo concedido (limite), com menor número de penalidades possível. A disciplina testa a agilidade, a velocidade e a habilidade de salto do cavalo, bem como a habilidade, precisão e planejamento estratégico do cavaleiro.

O campeão pan-americano 2023 Stephan Barcha com Primavera Império Egípcio em ação em Paris 2024, quando conquistou a histórica 5ª colocação; img: Luis Ruas

Desenho do Percurso: O percurso consiste em uma série de saltos, geralmente entre 10 e 16, organizados em um padrão específico. Os saltos podem variar em altura e largura e incluem diferentes tipos de obstáculos, como verticais, oxers, combinações e saltos com água.

Pontuação e Penalidades: O objetivo é completar o percurso sem derrubar qualquer obstáculo, se recusar ou ultrapassar o tempo permitido. Penalidades são aplicadas por:

Derrubar um obstáculo: 4 pontos perdidos.
Refugo ou desvio: 4 pontos perdidos (duas recusas resultam em eliminação).
Queda do cavaleiro: eliminação
Ultrapassar o limite de tempo: 1 penalidade por cada segundo acima do tempo permitido.

Pistas oficiais de Salto no CHSA: João Carlos Kruel (grama), Sergio Brandão (areia) após a grama e à direita a pista Cel Renyldo Ferreira

Acesse os regulamento de Salto da CBH 2025

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo