Home » Equoterapia
A Equoterapia é um método terapêutico, educacional e esportivo, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar para a reabilitação e reintegração social de pessoas com deficiências ou necessidades especiais.
É indicada em diversas patologias ligadas ao sistema nervoso central, diferentes tipos de síndromes, além de patologias ortopédicas e de saúde mental. O paciente encontra no cavalo um amigo que proporciona bem-estar e estimula a prática esportiva. O cavalo se torna um ponto de apoio e força, em que a conexão emocional e física são os grandes aliados do tratamento.
A história de amor e respeito aos cavalos sempre esteve no DNA do Clube, que desde 1990 passou a oferecer a Equoterapia.
Hoje o CHSA é o maior centro de atendimento na cidade de São Paulo e um dos principais do Brasil. O CHSA destina uma sede para a recepção dos pacientes/praticantes. O atendimento é individual e conta com uma equipe exclusiva e capacitada de condutores, fisioterapeutas, psicólogos e educadores físicos.
Para a evolução do quadro neuropsicomotor dos pacientes, a Equoterapia se beneficia do sistema motivacional que é oferecido pelo meio, através de estímulos exteroceptivos e motores advindos da movimentação tridimensional que o cavalo proporciona. Os principais benefícios são:
A Equoterapia realiza os atendimentos gratuitos através da parceria com a Prefeitura de São Paulo. Suas fontes de recursos são os bazares, padrinhos, doações e ´pacientes particulares, cuja receita é totalmente revertida à estrutura de apoio e atendimento aos tratamentos dos pacientes direcionados pela Prefeitura.
A Equoterapia promove o desenvolvimento físico, psicológico, educacional e social. Os ganhos psicológicos são inúmeros, pois, ao subir no cavalo – um animal imponente e forte -, o paciente adquire não somente a sensação de autonomia, liberdade e capacidade, como também a autoestima, afetividade, autoconfiança e socialização.
A Equoterapia no CHSA está baseada não apenas em técnicas, mas especialmente no amor e respeito pelo animal e no estímulo ao desenvolvimento humano.