In memorian | Pedro Fernando Franco, o Peixinho: uma vida dedicada aos cavalos

0
1396

Nascido em Bragança Paulista no interior de São Paulo em 16 de junho de 1943, Pedro Fernando Franco, o Peixinho, desde a infância gostava de cavalos. Foi aos 10 anos de idade, já em São Paulo, que Peixinho teve a oportunidade de começar a montar no Clube Hípico de Santo Amaro e tinha como mestre o sócio e apaixonado horseman Alfredo Godinho Mendes, pai da amazona de adestramento Laura Godinho.

E foi também o sr. Alfredo, responsável pelo carinhoso apelido Peixinho que viria a durar por toda sua vida. Pedro Fernando, então aos 10 anos, estava em um bar de noite e como as crianças não podiam estar ali foi detido. Eis que sr. Alfredo, muito respeitado pela polícia, chegou e disse: “deixa ele em paz, ele é meu truta, meu Peixinho.”

Peixinho em um grande salto nos anos 70
Peixinho em um grande salto nos anos 60 / 70

Os anos se passaram e Peixinho também trabalhou com Coronel Renyldo Ferreira, cavaleiro de cinco Olimpíadas, ex-presidente de CHSA, da Federação Paulista de Hipismo e acima de tudo também um exímio treinador e formador de gerações de campeões. Tampouco não faltaram oportunidades de saltar na Sociedade Hípica Paulista.

Peixinho em ação na Sociedade Hípica Paulista
Peixinho em ação na Sociedade Hípica Paulista

Peixinho competiu e trabalhou no Circuito Europeu, onde estabeleceu uma grande amizade com Nelson Pessoa, o Neco, ícone máximo do hipismo brasileiro.

À direita Peixinho, do lado do Nelson Pessoa, o Neco, amigas Helio Pessoa, na Copa São Paulo 2016 na Hípica Paulista
À direita Peixinho, do lado do Nelson Pessoa, o Neco, amigas, Helio Pessoa, na Copa São Paulo 2016 na Hípica Paulista

Seus alunos em Santo Amaro foram muitos, mas Peixinho também ministrou aulas na Cavalaria do Regimento 9 de Julho no centro de São Paulo durante aproximadamente três décadas. Nos últimos tempos dava aulas da Hípica Santa Hedwiges, onde, é claro, também tinha e fez muitos amigos.

O mestre a postos na Hípica Santa Edwiges
O mestre a postos na Hípica Santa Hedwiges

No sábado, 23 de julho de 2016, aos 73 anos, Peixinho faleceu em decorrência de um infarte. No início de agosto, a Cavalaria do Regimento 9 de Julho planeja uma homenagem a esse cavaleiro que fez história e deixa muita saudades no meio hípico e mundo afora.

Em 1992, Peixinho competiu no Brasileiro de Masters dentro de casa no Clube Hípico de Santo Amaro
Em 1992, Peixinho competiu no Brasileiro de Masters dentro de casa no Clube Hípico de Santo Amaro

 

Fonte: CHSA com fotos cedidas por Genuska  Yokoyama

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui