Modalidade olímpica

Adestramento

Adestramento, a mais elevada expressão do treinamento de cavalos, é considerado o esporte mais artístico entre as disciplinas equestres, com origens que remontam à Grécia Antiga. O cavalo deve executar os movimentos em passo, trote e galope, e todas as provas (reprises) são realizadas seguindo um padrão pré-estabelecido de movimentos que o cavaleiro / amazona precisa saber de cor. Somente no Freestyle (estilo, o cavaleiro/amazona escolhe a sequencia de movimentos obrigatórios em uma coreografia especial para cada cavalo em sintonia com uma trilha sonora.

Medalhista pan-americano brasileiro João Victor Oliva, em sua 3ª participação olímpica, em Paris 2024, montando Feel Good VO; img: Luis Ruas

A popularidade do Adestramento cresceu rapidamente nos últimos anos, e o esporte agora atrai grandes públicos regularmente. Sem dúvida, o Adestramento é a disciplina mais esteticamente agradável da Federação Equestre Internacional (FEI), e a magia pura de um Freestyle de alto nível, em que esporte e arte se encontram, garante que sua popularidade continuará a crescer.

Complexo de adestramento no CHSA: à esquerda picadeiro Orlando Facada e á direita picadeiros Coronel Raul Carnauba (no meio) e Coronel Gerson Borges (abaixo)

O CHSA tem dois picadeiros oficiais de adestramento Cel Raul Carnauba, Coronel Gerson Borges e uma de aquecimento Orlando Facada, além do picadeiro coberto de espelhos Cel Gerson Borges projetado para modalidade e mais um picadeiro junto ao complexo da Escola Equitação. Eventualmente, os Concursos de Adestramento também acontecem na pista Cel Renyldo, grande palco do salto, frente à Sede Social.

Reprises de Adestramento em vigor (site CBH)

Regulamentos Adestramento CBH 2024

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo