Henrique é vice Mirim e Isabela vence na final Junior na Seletiva da Juventude

0
875

Foram três dias de boas disputas no Concurso de Salto Nacional da Juventude na Sociedade Hípica Paulista entre 24 e 26/4. O evento que reuniu a elite da nova geração do hipismo brasileiro deu largada ao processo seletivo para formação das equipes brasileiras nas categorias Mirim (12 a 14 anos), 1.20 metro, Pré-junior (14 a 16 anos), 1.30 metro, e Junior (14 a 18 anos), 1.40 metro, rumo ao Campeonato Americano no Haras El Capricho, na Argentina, em novembro. A armação esteve a cargo da course-designer Lucia Faria Alegria de Simões.

O cavaleiro olímpico e treinador Caio Sérgio de Carvalho, coordenador das equipes brasileiras de Salto, se mostrou satisfeito com o desempenho dos jovens. “A primeira seletiva foi muito boa e tenho certeza que, a exemplo dos outros anos, todos vão melhorar ao longo do processo que alia preparação, seleção e permite boa observação”, ponderou Caio. “Para alguns conjuntos, o primeiro dia, que já teve bom nível exigência, foi um pouco mais difícil tanto pelo emocional da estreia como o fato de ser na pista de grama. Mas fiquei muito satisfeito porque diversos jovens que subiram de categoria já começaram muito bem”, elogiou o experiente treinador e dirigente.

Henrique de Lorenzo é vice na categoria Mirim

Na categoria Mirim, Thales Gabriel de Lima Marino, campeão brasileiro mini mirim 2011, campeão americano por equipes 2014 e campeão por equipes e individual na Copa das Nações da Juventude na categoria mirim, confirmou a boa fase e garantiu o topo do pódio com Coudeur JMen terminando a competição com zero ponto perdido (pp).

O campeão Thales Marino  e o vice  Henrique confraternizam na cerimônia de premiação; img: Duílio Andrade
O campeão Thales Marino e o vice Henrique confraternizam na cerimônia de premiação; img: Duílio Andrade

 

O cavaleiro santamarense que defende a Paraíba Henrique de Lorenzo, campeão do ranking brasileiro mini Mirim 2013 e vice-campeão do ranking brasileiro peré-mirim 2014, comemorou o vice-campeonato. A gaúcha Laura Tigre com Cher da Boa Vista emplacou em 3º lugar. Ambos com apenas um derrube na competição, ao lado de seis outros conjuntos. O critério de desempate foi o resultado da primeira prova.

Henrique e seu Belt Valentino fizeram bonito na Seletiva da categoria Mirim na Hípica Paulista; img: Duílio Andrade
Henrique e seu Belt Valentino fizeram bonito na Seletiva da categoria Mirim na Hípica Paulista; img: Duílio Andrade

 

Mirim – 18 conjuntos

1º Thales Gabriel de Lima Marino / Coudeur JMen – FPH – 0 pp
2º Henrique Piza de Toledo de Lorenzo / Belt Valentino – FEP – 4 pp
3º Laura Bosquerolli Tigre / Cher da Boa Vista – FGEE – 4 pp
4º Laura Bosquerolli Tigre / K3T – FGEE – 4 pp
5º Felipe Pereira Teixeira / Carioca Eventos Bonno – FPH 4 pp
6º Thales de Lima Marino / AV Balla Doze – FPH – 4 pp

Isabela dal Oglio vence prova final e Giulia Scampini, na classificação geral na categoria Junior

Na categoria Junior, a premiada amazona da casa Giulia Scampini, bicampeã americana junior 2013/2014, bicampeã 2013/2014 e bronze 2015 por equipes na Copa das Nações da Juventude nos EUA e campeã brasileira pré-junior 2013, garantiu mais um importante pódio. Montando HRC Gipsy de Messitert, Giulia venceu com apenas 4 pp e foi 3ª montando Ariness van´t Wolfering, 13,19 pp. A sempre competitiva amazona de Victoria Ribeiro de Mendonça, que também coleciona títulos nas categorias de base e em 2015 venceu a Copa Ouro na 1ª etapa do Torneio de Verão, garantiu o vice com Ulrike van Het Hellenhof, 10,67.

Na prova final, a grande vencedora foi a amazona santamarense Isabela Piovesan da Oglio com GTI, mais rápida entre os cinco conjuntos sem faltas com o tempo de 69s72. Na classificação geral Isabela fechou em 8º lugar, 19,83 pp.

A talentosa amazona Isabela Piovesan ao lado de seu treinador Juan Pablo
A talentosa amazona Isabela Piovesan ao lado de seu treinador Juan Pablo

Pódio Junior – 33 conjuntos

1º Giulia Dal Canton Scampini / HRC Gipsy de Messitert – FPH – 4 pp
2º Victoria Junqueira Ribeiro de Medonça / Ulrike van Het Hellenhof – FPH – 10,67 pp
3º Giulia Dal Canton Scampini / Ariness van´t Wolfering – FPH – 13,19 pp
4º Guilherme Uvina / Armageddon – FPH – 15,05 pp
5º Frederico Antelo / F.A. Endless Pleasure – FPH – 17,61 pp
6º Maria Vitoria David Ludwig / Welunia – FPH – 18,36 pp

 

Siew Chiang larga com força total na série Pré-junior

Na categoria Pré-junior, a brasiliense Siew Chiang, vice-campeã americana Pré-junior 2014 e campeã brasileira Amazona Top 2014, bronze e campeã por equipes e 3ª no Americano de Mirins 2013, campeã por equipes na Copa das Nações da Juventude 2013 nos EUA na categoria Mirim, dominou o placar. Montando Up to You, Siew foi campeã com apenas 0,22 pp e vice com VL Asterix Latin, 4 pp. Em 3º lugar chegou Giovanna de Lara de Freitas apresentando QH Samur, por São Paulo, que totalizou apenas 5,18 pp.

Alexia Wunderlich Ramos da Silva com QH Gordon foi a melhor santamarense fechando na 9ª colocação, com apenas 11,21 pp.
Pódio Pré-junior – 37 conjuntos

Comemoração no pódio da categoria Pré-junior; img: Duílio Andrade
Comemoração no pódio da categoria Pré-junior; img: Duílio Andrade

1º Siew Chiang / Up to You – FHBr – 0,22 pp
2º Siew Chiang / VL Asterix Latin – FHBr- 4 pp
3º Giovanna Lara de Freitas / QH Samur – FPH – 5,18 pp
4º Laura Ramos Rait / MD Serenada do Montesc – FGEE – 5,98 pp
5º Laura Ramos Rait / MC Quastor JMen – FGEE – 6,67 pp
6º Filipe Baratella Risi / Vancouver de La Vaux – FPH – 9,12 pp

 

Agenda Os candidatos a uma vaga na equipe brasileira pelo critério objetivo precisam disputar duas das quatro etapas da 1ª fase e depois obrigatoriamente os Campeonatos Brasileiros. A comissão técnica das seletivas é formada por Caio Sérgio de Carvalho, José Cabral Neto, Vinícius da Motta, Pedro Paulo Lacerda, Artemus de Almeida e Cristiano Quadros. A etapa na Sociedade Hípica Paulista aconteceu em paralelo à 1ª seletiva em João Pessoa na Paraíba. As demais etapas da 1ª fase são CSN Copa JK em Brasília, de 15 a 17/5, e durante o Circuito Indoor na Sociedade Hípica de Curitiba, entre 26 e 28 de junho. Os Mirins concorrem ao título brasileiro, entre 2 e 5/7, no Clube Hípico de Santo Amaro (SP) e os jovens talentos das categorias Pré-junior, Júnior e Young Riders, na Sociedade Hípica Brasileira (RJ), entre 9 e 12/7 .

A comissão técnica das seletivas é formada por Caio Sérgio de Carvalho, ao lado dos experientes treinadores e cavaleiros José Cabral Neto, Cel Weldon Nogueira, Vinícius da Motta, Pedro Paulo Lacerda, Artemus de Almeida e Cristiano Quadros.

 

Veja resultado completo e Copa das Federações.

CHSA com Assessoria SHP e fotos: Duílio Andrade – Tupa Vídeo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui