Com participação de 41 conjuntos na prova a Final do Paulista de Amazonas A – 1.10 metro foi a mais disputada. O estadual 100% feminino no Clube Hípico de Santo Amaro (SP) também definiu as campeãs a 1, 1.20 e 1.30 metro e em outras quatro alturas no Paulista de Iniciantes. Após um super desempate com nada menos que nove conjuntos zerados ao final da terceira prova, a vitória ficou em casa com Flávia Helena Junqueira Lopes apresentando sua Crystal Santa Dalila sem faltas em 39s60.

O vice-campeonato foi para o Centro Equestre de São Bernardo do Campo com Maria Beatriz Silva Tramujas Viann e Atipica, pista limpa, 39s99. Representando a Hípica Sapucaia Ribeirão dos Santos, Daniela Rangel Pereira com Suspicious Mind Império Egípcio faturou o bronze, sem faltas, em 42s00. Já a jovem amazona
Gabriela Lemos Torres com Kauana Welestina honrou as cores da casa com o 4º posto, pista limpa, 42s40.

Flávia, 36, estava só felicidade. “Ninguém esperava isso. A Crystal chegou aqui no Clube no dia 4 de outubro do ano passado e não sabia saltar. Agora ela tem 7 anos e está com menos de um ano de treinamento, uma vez que foi domada tarde porque o dono dela faleceu e ela ficou atrelada a um inventário. Ela saltou a primeira prova de 0.90 metro em dezembro de 2015”, revelou a campeã que é médica e ficou 12 anos sem montar. “Voltei montar há cerca de anos, pois estava trabalhando e ganhando dinheiro pra comprar a Crystal”, comentou Flavinha.
“Todo mundo no desempate foi muito rápido e e aí eu falei agora não tem jeito tem que galopar . Acho que eu nunca tinha corrido assim com ela antes: foi incrível! Preciso agradecer ao Rowin von Reininghaus, meu instrutor, que fez essa mágica com essa égua e a minha família que está sempre me apoiando e também ao João Coelho que me empresta os cavalos dele para saltar e ficou o tempo inteiro a meu lado me ajudando. E também ao Rocco que trata dos meus cavalos, a todos meus amigos, ao dr Edson Tosta veterinário e a Malu Cury que faz toda assessoria para mim.”

Final – 1.10 metro
Campeã Flávia Helena Junqueira Lopes / Crystal Santa Dalila – 0 pp – 0/39s60
Vice Maria Beatriz Silva Tramujas Viann / Atipica – Centro Equestre São Bernardo do Campo – 0 pp – 0/39s99
3º Daniela Rangel Pereira / Suspicious Mind Império Egípcio – Hípica Sapucaia Ribeirão dos Santos – 0 pp – 0/42s00
4º Gabriela Lemos Torres / Kauana Welestina – Clube Hípico de Santo Amaro – 0 pp – 0/42s40
5º Beatriz Akemi Iizuka / Jafar – Helvetia Riding Center – 0 pp – 0/42s87
6º Caroline Shehtman / CHM Urko – Sociedade Hípica Paulista – 0 pp – 0/44s57
Fonte: CHSA com fotos: Tupa Vídeo – Duílio Andrade