No final de semana, entre 10 e 12/5, o Campeonato Paulista de Amazonas agitou a Sociedade Hípica de Campinas, mais tradicional palco dessa que é a única competição exclusiva para mulheres a cada temporada. Estiveram em jogo quatro títulos individuais e por equipes: Amazonas Top, 1.30m de altura, Amazonas, 1.20m, Amazonas A, 1.10 m, e Amazonas B, 1m. Em paralelo também foi disputado o Paulista de Amazonas Iniciantes.
Na categoria principal a renomada santamarense Flávia Helena Junqueira Lopes, campeã do ranking paulista e brasileiro 2018 Amador Top (1.30m), com Crystal Santa Dalila foi a única a fechar os três dias de provas sem faltas sagrando-se campeã paulista AmazonasTop 2019, batendo demais 16 conjuntos. Crystal Santa Dalila, uma Brasileira de Hipismo de 10 anos, está com Flavinha há quatro anos. “A Crystal foi domada com seis anos, ela veio do André Parro e era de propriedade da família Mattar. Ela nunca tinha saltado e desde o início ela só me dá alegria”, conta a amazona, médica anestesista, que treina com Rowin von Reininghaus.
“Em Campeonatos Paulista de Amazonas em 2016, com menos de um ano de treino, vencemos no individual e por equipes na categoria Amazonas A, 1.10 metro. Em 2018 integrei a equipe campeã amazonas top e fui 5ª na geral. Agora em 2019, fomos ouro individual e vice por equipes. Também com a Crystal fui campeã paulista Amador 1.20m em 2017. Com ela ganhei em todas as alturas que fizemos”, comemora Flavia, que ainda não sabe se sobe ou não para 1.40 metro.”Quem sabe um dia, saltar 1,40 me tira a possibilidade de saltar 1,20 com os outros cavalos. Então me deixa com poucas opções. Mas sonho a gente tem que tentar né? Esse dia pode chegar…”
Também representando o CHSA, Barbara Monteiro de Souza com Fiona van Klapscheut completou o pódio final na 6ª colocação, com apenas oito pontos perdidos (pp). Na disputa por equipes, Nina Babbe / Congo Itapuã, Barbara Monteiro de Souza / Eikhof ED, Francis Berl / Land X do Feroleto, Flávia Helena Junqueira Lopes / Crystal Santa Dalila garantiram o vice-campeonato com 11 pp. A equipe Centro Paulista foi campeã, 8 pp, e a equipe Metropolitana, bronze, 29 pp.
Na série Amazonas A, 1.10 metro, com 29 conjuntos, a amazona Maria Elisa Conceição Gonzaga, sócia santamarense que defende o Centro Hípico Granja Viana, comemorou seu 1º titulo estadual na categoria. Montando MECG Campari Blue van het Molenhof ficou entre os cinco conjuntos sem faltas ao final da terceira prova habilitando-se ao desempate na corrida pelo título.
E com mais uma apresentação perfeita, sem faltas, em 32s53, Maria Elisa e Campari Blue sagraram-se campeões. Maria Elisa fez uma dedicatória a seu cavalo em sua rede social: “… Quem conhece a nossa história sabe o quão importante esse título é! Você realizou meu maior sonho (….) Sua personalidade me inspira! Obrigada por tudo que me ensina diariamente.”
Pódio Amazonas Top – 1.30 metro
Campeã Flavia Helena Junqueira Lopes / Crystal Santa Dalila – CHSA – 0 pp
Vice Tina Louise Vargas / Einstein Método – Haras Jahuzinho – 4 pp – 4/46s44
3º Yasmim Almendros Marinho Santos / Calgary Mury Murais Z – Hípica Vila Horse Brasil – 5 pp – Elm
4º Sarah Azevedo Pimenta da Costa / Gentle Z – CHGV – 5 pp
5º Juliana da Costa Bernardes / Salamandra Baloubina – SHRP – 5 pp
6º Barbara Monteiro de Souza / Fiona van Klapscheut – CHSA – 8 pp
Pódio Amazonas A – 1.10 metro
Campeã Maria Elisa Conceição Gonzaga / MECG Campari Blue van het Molenhof – CHGV – 0 pp – 0/32s53
Vice Lara DAmiano Martins / Vidou – E3I – 0 pp – -/32s55
3º Luisa Silva Parolin Ribeiro / Tempestade Santa Rosa – SHRP – 0 pp – 4/30s36
4º Carol Sztamfater Chocolat / Chiya Z – HMA – 0 pp – 4/30s92
5º Marianna Mietto Mendes / Candino I JMen – SHP – 0 pp – Elm
6º Danielle Mautoni Rocha / Irai Itapã – SHBauru – 1 pp
CHSA com fotos: Gabi Lutz e arquivo pessoal