Na grande final da 2ª Etapa do 30º Torneio de Verão, Concurso de Salto Nacional no Clube Hípico de Santo Amaro, a nata jovem do hipismo dominou o placar. Foram 25 os conjuntos em pistas e os 12 melhores – – dentre os quais somente três sem faltas – habilitaram-se à 2ª e decisiva volta com armação de Vailton Jaci Cordeiro, o Baica. Antepenúltimo conjunto em pista Thales Marino, que completou 17 anos há uma semana, levou Celena DML, ao topo do pódio com mais um percurso sem faltas na ótima marca de 51s45. No GP / Clássico da 1ª Etapa do Torneio de Verão em 25/2 Thales havia batido na trave. “Semana passada fui vice minha outra égua Princess Emily e 4º como a Celena. Essa semana a Celena foi sensacional e a gente consegui levar o título para casa”, comemorou Thales. “Eu venho buscando uma vitória em um GP há um bom tempo também e hoje finalmente deu tudo certo”, que compete com Celena há cerca de três anos, mas a égua sela holandesa de 11 anos já é de propriedade de sua família desde os 6.
Resultados vêm com muito treino e dedicação. O cavaleiro paulista – que no dia a dia monta no Centro Hípico Granja Viana de propriedade de sua família e também é sócio da Hípica Paulista – tem treinadores como os olímpicos Caio Sérgio de Carvalho e Pedro Veniss (em atividade na Europa), além de Everaldo Mendes, o Careca, grande responsável por sua iniciação no esporte. São inúmeros títulos desde as categorias de base a destacar em Campeonatos Brasileiros: campeão individual mini-mirim 2011, campeão brasileiro por equipes mini mirim 2012, campeão brasileiro pré-mirim por equipe 2013, campeão por equipe e vice individual mirim 2014, campeão brasileiro individual e por equipe Mirim 2015, campeão por equipes e bronze individual pré-junior 2016. No Sul Americano da Juventude, entre outras classificações, Thales foi ouro equipes Pré-junior em 2016, ouro por equipes Junior e 3º individual em 2017.
Sagrou-se vice-campeão o jovem talento da casa Marcelo Gozzi montando Little Joe II que zerou a 1ª passagem e “amargou” uma falta no último obstáculo do 2º percurso, em 54s18. Marcelinho também coleciona inúmeros títulos no circuito nacional como entre outros os de campeão brasileiro mirim 2014 e pré-junior 2016 e ouro por equipes no Sul Americano Junior 2017. No final de 2017, Marcelinho venceu o GP Alfinete na Copa Santo Amaro batendo seu treinador José Roberto Reynoso Fernandez Filho e também comemorou a vitória no mini GP Top Riders, na Hípica Paulista.
Em 3º lugar chegou o experiente cavaleiro medalhista pan-americano André Miranda, 47, apresentando Corlensky Império Egípcio que trouxe 5 pontos na 1ª volta e garantiu pista limpa na 2ª, em 59s31.
Para o anfitrião Francisco José Mari, presidente do Clube Hípico de Santo Amaro, a missão foi cumprida. “Foi muito bom receber a comunidade do hipismo em nosso tradicional Torneio de Verão que esse ano completa 30 anos de história abrindo a temporada brasileira. Agradeço a presença dos cavaleiros, amazonas, familiares e amigos e agora esperamos a todos em nosso próximo grande Concurso de Salto Nacional D Maio, entre 8 e 13/5.”
Pódio GP / Clássico – 4/3
Campeão Thales Gabriel de Lima Marino / Celena DML – FPH – 0/0/51s45
Vice Marcelo Gozzi / Little Joe II – FPH – 0/4/54s18
3º André Miranda / Corlensky Império Egípcio – FPH – 5/0/59s31
4º Paulo Miranda / Cartolanne – FPH – 6/1/61s14 – FEEP
5º Marcelo Gozzi / Caprice VDl – FPH – 4/4/51s52
6º Vitor Consorti Evangelista / Top Horse Chacal TB – FPH – 9/0/58s10
CHSA com Imprensa CBH – fotos: Duílio Andrade – Tupa Vídeo