Na quarta-feira, 10/2, primeiro dia do Nacional 3* da 2ª Etapa do 33º Torneio de Verão no Clube Hípico de Santo Amaro, 19 conjuntos largaram na primeira prova a 1.40m dos quais 11 zeraram e nove largaram no desempate. O disputa valeu como esquenta para o Clássico Isec, a 1.45m, que acontece no sábado, 13/2.
Com alto nível técnico, nada menos que oito voltaram a fazer um percurso sem faltas com dobradinha de Cleison Botelho Souza montando MSC Winbishi Bond, sela holandesa de 12, e MSC Dom Essencia, brasileiro de hipismo (BH) de 11 anos. Cleison, 42, cavaleiro profissional de SP, acaba de retornar de uma temporada de um ano na Argentina.
Lúcio Osório, 27, um dos principais cavaleiros em atividade no país, também colocou duas montarias no pódio. Montando Haradette S, uma sela holandesa, Lucio foi 3º e Neferdite do Arete, 4º, égua BH de apenas 7 anos. Completaram o placar na 5ª e 6ª colocação os ginetes Raphael Machado Leite apresentando Baronessa Império Egípico e Pedro Tavora de Matos com Jus D Orange M, ambos cavalos de criação nacional de 8 anos. Lembrando que cavalos começam a atingir maturidade esportiva aos 9 anos, idade mínima para, por exemplo, disputar uma Olimpíada.
A 2ª Etapa do tradicional Torneio de Verão que abre a temporada nacional em São Paulo conta com 44 provas para todos os níveis e categoria reunindo profissionais, jovens talentos nas categorias de alto rendimento e amadores saltando de 1 a 1.45m. A novidade são as provas paralelas para Salto Iniciantes com provas especiais para os pequenos grandes cavaleiros como vara no chão e alturas de 0.40m, 0.60m, 0.80m e 0.90m.
Procura por hipismo em alta
E, sem dúvida, a procura pelo hipismo está em alta em tempos de pandemia. A prática do esporte ao ar livre e a facilidade de fazer distanciamento social uma vez que é praticado a cavalo vem se refletindo positivamente na adesão de novos adeptos e grande procura na Escola de Equitação do CHSA e outros centros para prática da modalidade.