Sugestão do chef: baião de dois

0
428

Prato típico da culinária cearense será servido no Restaurante no domingo 10 de março.

Todo mundo sabe que o arroz e o feijão formam o par perfeito do Brasil, uma dupla imbatível na preferência dos brasileiros, e vem do Ceará uma das criações mais saborosas: o baião de dois, que o chef do Restaurante do CHSA servirá no domingo 10 de março, ao preço de R$ 42,00 por pessoa.

Para quem não conhece a história desse prato típico do Nordeste, contamos um pouco de como nasceu essa especialidade cearense: o termo “baião”, que deu origem ao nome do prato, designa uma dança típica do nordeste, por sua vez derivada de uma forma de lundu, chamada “baiano”. A origem do termo ganhou popularidade com a música Baião de Dois, parceria do compositor cearense Humberto Teixeira com o rei do baião, o pernambucano Luís Gonzaga, na metade do século XX.

A história do prato baião de dois tem sua origem nas dificuldades das pessoas do sertão no período da seca, já que não podem desperdiçar a comida. Assim, uniram o arroz, o feijão, o queijo de coalho, a carne de sol, a manteiga de garrafa e criaram um prato só, o baião de dois, que sempre foi fundamental para dar sustento aos vaqueiros.

Foto: ilustrativa